domingo, 30 de outubro de 2022

Halloween, por Carmo Bairrada

 


O HALLOWEEN tem uma longa História praticada há mais de 3 mil anos. Apareceu com os Celtas, que eram um povo Politeísta (acreditavam em vários Deuses relacionados com animais e forças da natureza).

O festival de Samhain era celebrado pelos Celtas durante 3 dias e tinha início em 31 de Outubro. Além de comemorarem o final do Verão, comemoravam também a passagem do Ano Celta, que tinha início em 1 de Novembro. Havia a crença de que, naquele dia, os mortos se erguiam e se instalavam nas entranhas dos vivos, com o intuito de se defenderem dos maus espíritos.

Já mais tarde, na Idade Média, a Igreja iniciou a condenação de tal evento, passando a chamar-se “o dia das Bruxas”. Os curandeiros da época eram tidos como Bruxos, o que ia contra os Dogmas da Igreja. Foi assim que eles foram todos condenados à fogueira.

Por causa do Halloween, a Igreja passou a comemorar o Dia de Todos os Santos a 1 de Novembro, em vez de ser a 13 de Maio. Assim, afastaria os hábitos pagãos, mas isso não aconteceu.

Através da Imigração, o Halloween continuou a passar de geração em geração. Hoje, é uma festa com sólidas raízes especialmente nos EUA, Reino Unido e Canadá, onde ganham especial relevância. Além destes 3 países existem outros que festejam esta data. É uma alegria ver as crianças, contentes, vestidas com as suas fantasias estranhas e a Abóbora iluminada parecendo uma cara, a baterem de porta em porta, gritando a célebre frase: “doce ou travessura” / Trick or treat”.

Azeitão, 29-10-2022

Carmo Bairrada

Sem comentários: