quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

"As flores do meu amigo" / Cancioneiro Popular



As flores do meu amigo
briosas van no navio!
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

As froles do meu amado
briosas van eno barco!
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

Briosas van no navio,
pera chegar ao ferido.
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

Briosas van eno barco,
pera chegar ao fossado.
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

Pera chegar ao ferido,
servir mi, corpo velido.
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

Pera chegar ao fossado,
servir mi, corpo loado.
E van-s (e) as froles
d’ aqui ben con meus amores!
Idas son as froles
d’ aqui ben con meus amores!

Pai  Gomes Charinho ( CV 401/ CBN 817 )

Onde vais ó Luizinha
Com o teu cabelo à faia
Vou a ver o meu amor
Que anda nas ondas da praia

Que anda nas ondas da praia
Que anda no mar à sardinha
Com o teu cabelo à faia
Onde vais ó Luizinha

Onde vais ó Luizinha
Com tua voz de lamento
Vou a ver o meu amor
Que anda no mar ao sustento

Que anda no mar ao sustento
Que anda no mar à sardinha
Com a tua voz de lamento
Onde vais ó Luizinha

(Cancioneiro Popular)


lá vai o comboio lá vai,
lá vai ele a assobiar,
lá vai o meu lindo amor,
para a vida militar,

para a vida militar,
para aquela triste vida,
lá vai o comboio lá vai,
leva força na subida

leva força na subida,
leva força no andar,
lá vai o meu lindo amor,
para a vida militar

(Cancioneiro Popular)

“ UM NAMORO NO ALENTEJO “

Venho da ribeira nova
De regar o laranjal,                
Ainda trago uma folhinha
No laço do avental!
                                             
No laço do avental                      
Na barra do meu vestido,          feminino              

Sou soldado vou para a tropa         
Deixa-me ir dormir contigo…      masculino
                                                   
Deixa-me ir dormir contigo
Uma noite não é nada,
Eu entro pelo noitinha
E saio pela madrugada!                  
                                                   
Despeço-me de ti meu bem        feminino
O meu Irmão já lá vem
Meu Pai está de sentinela…

Meu Pai está de sentinela
E eu ainda sou donzela!

Se chegares pela noitinha
Dou-te um beijo à janela!

(Cancioneiro Alentejano)
Elita Guerreiro 3/12/2015

Sem comentários: