terça-feira, 12 de maio de 2015

"Donzela que Vai à Guerra": Esquema de análise do romance I (Luísa Antunes)

[cf. Versões aqui estudadas]

DONZELA GUERREIRA: CONSTRUÇÃO DA “MÁSCARA”
TEXTOS→
Lionardo
(1)
Lionarda
(1)
Donzela que Vai à Guerra (2)
Dom Martinho
(3)
O Alferes Novo
(4)
XXXIX. 134
(5)
XXXIX. 135
(6)
MÁSCARA↓
NOME
Lionardo
Lionarda
Conde Daros
D. Martinho
Alferes novo
Varão / Príncipe
D. Martinho
CABELO
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Cortar (pente e tesoura)
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Corte com uma tesoura
Corte com uma tesoura
Cortar (pente e tesoura)
Corte com uma tesoura
SEIOS
colete
Fato de homem  apertado no coração
Gibão apertado e os peitos encolherão
Fardas largas / uma casaca
Casaco largo
Apertar-se com o “espiritim” (espartilho)
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OLHOS
Olhar para o chão
Olhar para o chão.
Olhar para o chão.
Inclinar os olhos para o chão
Inclinar os olhos para o chão
Inclinar os olhos para o chão
Inclinar os olhos para o chão
PÉS
botas do pai com algodão
botas do pai com algodão
Calçarei botas e esporas
Botas largas
Bota comprida
botins
Pernas grossas - botas
ANDAR
Passos “de ganhão”
Passos “de ganhão”
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MÃOS
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Queimar-se-ão com o sol e a geada
“guardas de ferro”
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luvas
luvas
OMBROS
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Armas pesadas os ombros abaterão
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Armas pesadas os ombros abaixarão
Armas pesadas e os ombros vão ao chão
ROSTO
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Cara de vilão
ESPADA E CAVALO
X
X
X
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X
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(1)     BUESCU, Maria Leonor Carvalhão, Monsanto Etnografia e Linguagem, Presença, s/d (pp.169 - 171)
(2)     Almeida Garrett in Correia, João David Pinto, Romanceiro Tradicional Português, Comunicação, 1984 (pp. 347-350)
(3)     Firmino Martins, versão de Vinhais, Trás-os-Montes in Correia, João David Pinto, op. Cit, (pp.350-352)
(4)     VRP, Parada de Infanções, Bragança, [canta-se de tarde] in Correia, op. Cit. (pp. 353, 354)
(5)     Costa Fontes, recolhido em Nova Inglaterra, in Correia, op. Cit. (pp.354, 355)
(6)     Pere Ferré, versão do Caniçal, Machico, Madeira, in Correia, op. Cit. (pp.355, 356)


DONZELA GUERREIRA: DESCONSTRUÇÃO DA “MÁSCARA”

TEXTOS→
Lionardo
(1)
Lionarda
(1)
Donzela que Vai à Guerra (2)
Dom Martinho
(3)
O Alferes Novo
(4)
XXXIX. 134
(5)
XXXIX. 135
(6)
MÁSCARA↓
IR AO POMAR / JARDIM
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Escolhe o camoês e não a maçã
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Escolhe um junquilho e um boné  e recusa a florzinha e o lenço de seda
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Escolhe rosas e não cravos
(Nota: rosas para homens e cravos para mulheres)
IR ÀS COMPRAS
Escolhe espada e não rendas
Escolhe espadas e não rendas
Escolhe uma adaga e recusa as fitas
Escolhe facas,  pistolas e espadas e recusa as fitas, jóias e ferros de engomar
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Escolhe arma e cidra e recusa fitas e flores
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IR JANTAR
Senta-se no lugar mais alto, sobre um capote
Recusa lugar mais baixo
Senta-se no lugar mais alto
Senta-se no lugar mais alto
Senta-se no lugar mais alto
Corta o pão sem o levar ao peito
Senta-se no lugar mais alto
IR DORMIR
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Recusa, dizendo que jurara não se despir na guerra
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Dorme com ele e, nada acontece
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Passa a noite a passear e conversar no quarto
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IR NADAR
Recusa, dizendo que recebera más novas da família (morte do pai e doença da mãe)
Hesita e dizendo que recebera más novas da família (morte e doenças), parte.
Hesita e dizendo que recebera más novas da família (morte e doenças), parte.
Recebe más novas da família (morte e doenças) e regressa a casa
Recebe más novas da família (morte e doenças) e regressa a casa
O príncipe retira a carta / bilhete da água (morte e doenças) e parte à sua procura
O capitão descobre que ela lhe mente, ela assume a sua identidade e convida-o para  a sua “terra”
REGRESSO AO LAR
Apresenta o futuro “genro” ao pai
Apresenta o futuro “genro” ao pai
Apresenta o futuro “genro” ao pai
Despede-se do capitão e regressa a casa
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O príncipe encontra- a em sua casa e casam
Depreende-se que casem
(1)     BUESCU, Maria Leonor Carvalhão, Monsanto Etnografia e Linguagem, Presença, s/d (pp.169 - 171)
(2)     Almeida Garrett in Correia, João David Pinto, Romanceiro Tradicional Português, Comunicação, 1984 (pp. 347-350)
(3)     Firmino Martins, versão de Vinhais, Trás-os-Montes in Correia, João David Pinto, op. Cit, (pp.350-352)
(4)     VRP, Parada de Infanções, Bragança, [canta-se de tarde] in Correia, op. Cit. (pp. 353, 354)
(5)     Costa Fontes, recolhido em Nova Inglaterra, in Correia, op. Cit. (pp.354, 355)
(6)     Pere Ferré, versão do Caniçal, Machico, Madeira, in Correia, op. Cit. (pp.355, 356)

 Luísa Antunes
março/2015




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