TEXTOS→
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Lionardo
(1)
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Lionarda
(1)
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Donzela que Vai à Guerra
(2)
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Dom Martinho
(3)
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O Alferes Novo
(4)
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XXXIX. 134
(5)
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XXXIX. 135
(6)
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MÁSCARA↓
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NOME
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Lionardo
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Lionarda
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Conde
Daros
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D.
Martinho
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Alferes
novo
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Varão
/ Príncipe
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D.
Martinho
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CABELO
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Cortar (pente e tesoura)
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Corte com uma tesoura
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Corte com uma tesoura
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Cortar (pente e tesoura)
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Corte com uma tesoura
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SEIOS
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colete
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Fato
de homem apertado no coração
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Gibão
apertado e os peitos encolherão
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Fardas
largas / uma casaca
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Casaco
largo
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Apertar-se
com o “espiritim” (espartilho)
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OLHOS
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Olhar para o chão
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Olhar para o chão.
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Olhar para o chão.
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Inclinar os olhos para o chão
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Inclinar os olhos para o chão
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Inclinar os olhos para o chão
|
Inclinar os olhos para o chão
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PÉS
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botas
do pai com algodão
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botas
do pai com algodão
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Calçarei
botas e esporas
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Botas
largas
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Bota
comprida
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botins
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Pernas
grossas - botas
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ANDAR
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Passos “de ganhão”
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Passos “de ganhão”
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MÃOS
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Queimar-se-ão
com o sol e a geada
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“guardas
de ferro”
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luvas
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luvas
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OMBROS
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Armas pesadas os ombros abaterão
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Armas pesadas os ombros abaixarão
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Armas pesadas e os ombros vão ao chão
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ROSTO
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Cara
de vilão
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ESPADA E CAVALO
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X
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X
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X
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|
X
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(1) BUESCU, Maria Leonor Carvalhão, Monsanto Etnografia e Linguagem,
Presença, s/d (pp.169 - 171)
(2) Almeida Garrett in Correia, João
David Pinto, Romanceiro Tradicional
Português, Comunicação, 1984 (pp. 347-350)
(3) Firmino Martins, versão de Vinhais,
Trás-os-Montes in Correia, João David Pinto, op. Cit, (pp.350-352)
(4) VRP, Parada de Infanções, Bragança,
[canta-se de tarde] in Correia, op. Cit. (pp. 353, 354)
(5) Costa Fontes, recolhido em Nova
Inglaterra, in Correia, op. Cit. (pp.354, 355)
(6) Pere Ferré, versão do Caniçal,
Machico, Madeira, in Correia, op. Cit. (pp.355, 356)
DONZELA GUERREIRA: DESCONSTRUÇÃO DA
“MÁSCARA”
TEXTOS→
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Lionardo
(1)
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Lionarda
(1)
|
Donzela
que Vai à Guerra (2)
|
Dom
Martinho
(3)
|
O
Alferes Novo
(4)
|
XXXIX.
134
(5)
|
XXXIX.
135
(6)
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MÁSCARA↓
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IR AO POMAR /
JARDIM
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Escolhe o camoês e não a maçã
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Escolhe um junquilho e um boné e recusa a florzinha e o lenço de seda
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Escolhe rosas e não cravos
(Nota: rosas para homens e cravos para
mulheres)
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IR ÀS COMPRAS
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Escolhe espada e não
rendas
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Escolhe espadas e não
rendas
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Escolhe uma adaga e
recusa as fitas
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Escolhe facas, pistolas e espadas e recusa as fitas, jóias
e ferros de engomar
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Escolhe arma e cidra
e recusa fitas e flores
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IR JANTAR
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Senta-se no lugar mais alto, sobre um
capote
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Recusa lugar mais baixo
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Senta-se no lugar mais alto
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Senta-se no lugar mais alto
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Senta-se no lugar mais alto
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Corta o pão sem o levar ao peito
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Senta-se no lugar mais alto
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IR DORMIR
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Recusa, dizendo que
jurara não se despir na guerra
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Dorme com ele e, nada
acontece
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Passa a noite a
passear e conversar no quarto
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IR NADAR
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Recusa, dizendo que recebera más novas
da família (morte do pai e doença da mãe)
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Hesita e dizendo que recebera más
novas da família (morte e doenças), parte.
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Hesita e dizendo que recebera más
novas da família (morte e doenças), parte.
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Recebe más novas da família (morte e
doenças) e regressa a casa
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Recebe más novas da família (morte e
doenças) e regressa a casa
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O príncipe retira a carta / bilhete da
água (morte e doenças) e parte à sua procura
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O capitão descobre que ela lhe mente,
ela assume a sua identidade e convida-o para
a sua “terra”
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REGRESSO AO LAR
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Apresenta o futuro
“genro” ao pai
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Apresenta o futuro
“genro” ao pai
|
Apresenta o futuro
“genro” ao pai
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Despede-se do capitão
e regressa a casa
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O príncipe encontra-
a em sua casa e casam
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Depreende-se que
casem
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(1) BUESCU, Maria Leonor Carvalhão,
Monsanto Etnografia e Linguagem, Presença, s/d (pp.169 - 171)
(2) Almeida Garrett in Correia, João
David Pinto, Romanceiro Tradicional Português, Comunicação, 1984 (pp. 347-350)
(3) Firmino Martins, versão de Vinhais,
Trás-os-Montes in Correia, João David Pinto, op. Cit, (pp.350-352)
(4) VRP, Parada de Infanções, Bragança,
[canta-se de tarde] in Correia, op. Cit. (pp. 353, 354)
(5) Costa Fontes, recolhido em Nova
Inglaterra, in Correia, op. Cit. (pp.354, 355)
(6) Pere Ferré, versão do Caniçal,
Machico, Madeira, in Correia, op. Cit. (pp.355, 356)
Luísa Antunes
março/2015
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