sábado, 26 de março de 2011

Ao Encontro de "Homero" (Sophia) 4


O BÚZIO       
         
          É UM MENDIGO QUE APARECE EM VÁRIOS LUGARES E QUE É ASSIM IDENTIFICADO POR ALGUMA CARACTERISTICA DA SUA FIGURA OU DO SEU MODO DE PEDIR.
          ESTE ERA “BÚZIO” TALVEZ POR ACOMPANHAR O SEU PEDIDO COM O SOM DE CONCHAS.
          NA MINHA REGIÃO, APARECIA TODOS OS ANOS UM MENDIGO QUE TRAZIA AO OMBRO UMAS BOTAS , PELO QUE ERA CONHECIDO POR “HOMEM DAS BOTAS”.
          ESTES HOMENS SÃO, POR NORMA, SOLITÁRIOS E DIFERENTES DO COMUM DOS PEDINTES. NÃO APARENTAM NEM DOENÇAS, NEM PROBLEMAS FÍSICOS. NÃO FAZEM OS SEUS PEDIDOS ACOMPANHADOS DE LAMÚRIAS OU CHOROS, MAS COM UMA ESPÉCIE DE CANTILENA QUE NÃO SE ENTENDE. A SUA ÚNICA COMPANHIA POR VEZES É O CÃO.
          NO BÚZIO O SEU ANDAR, O SEU ASPECTO FÍSICO E AS CONCHAS SUGERIAM UMA RELAÇÃO COM O MAR, TAMBÉM POR SE ENCONTRAR NUMA ZONA MARÍTIMA; POR OUTRO LADO, ASSIM COMO OS BÚZIOS PARECEM CONSERVAR O SOM (A MÚSICA/O  RITMO) DO MAR, TAMBÉM O BÚZIO ESTABELECE UM DIÁLOGO COM O MAR, COMO SE INTIMAMENTE CONHECESSE BEM E TODA A SUA LINGUAGEM (RITMO DE VERSOS, MELODIA, MELOPEIA… COMO ONDAS QUE VÃO E VÊM E SÃO A PRÓPRIA LINGUAGEM DO MAR). O MENDIGO CONSERVA A LINGUAGEM DO MAR, TAL COMO OS BÚZIOS. ELE ERA UM BÚZIO: O BÚZIO. E ELE ERA TAMBÉM HOMERO: "HOMERO FOI O MEU EDUCADOR", AFIRMOU SOPHIA QUE TRADUZIU PARA PORTUGUÊS ALGUNS POEMAS DO POETA GREGO.
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1157.pdf (ARTIGO MUITO INTERESSANTE)

                           HOMERO                            

           SEGUNDO ALGUNS, NUNCA EXISTIU.
          OS QUE DEFENDEM A SUA EXISTÊNCIA SITUAM O SEU NASCIMENTO POR VOLTA DO SÉC. IX A.C., NA CIDADE DE ESMIRNA OU NA ILHA DE QUÍO, NA GRÉCIA.
SÃO-LHE  ATRIBUÍDAS A ILÍADA E A ODISSEIA, EPOPEIAS DOS GREGOS.
CEGO DE NASCENÇA SUPÕE-SE QUE PERCORREU O MUNDO, VIVENDO DO QUE LHE DAVAM EM TROCA DA SUA POESIA.
          A ESCOLHA DO NOME  HOMERO PARA ESTE CONTO, PODE ESTAR RELACIONADA COM ESTE FACTO (SER MENDIGO ) OU ENTÃO POR CAUSA DE UMA REPRESENTAÇÃO DE HOMERO FEITA POR WILLIAM-ADOLPHE BOURGUEREAU (1825-1905) EM QUE HOMERO É REPRESENTADO COMO UM MENDIGO DE BARBAS, CAJADO, SACOLA, COM O SEU CÃO E GUIADO POR UM GUARDADOR DE CABRAS. ( CONFORME IMAGEM).
           O MAIS PROVÁVEL, CONTUDO, É QUE A NARRADORA CARACTERIZE O BÚZIO DE FORMA QUE SE ASSEMELHA A HOMERO, AUTOR QUE SOPHIA TRADUZIU PARA PORTUGUÊS, LEU PRECOCEMENTE E DE QUEM SEMPRE MUITO GOSTOU. O BÚZIO PODE SER INTERPRETADO COMO UM POETA DE IDENTIFICAÇÃO TOTAL COM A NATUREZA (O MAR) , NO SEIO DO QUAL SE EXPRESSA COM SAPIÊNCIA, BELEZA,  CONTENÇÃO E DIGNIDADE, POR EXEMPLO.


FONTES : PESQUISA NA INTERNET


(trabalho realizado por Manuel valinho de Almeida)

Sem comentários: