sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pontuação (vírgula)





Um membro da Academia Francesa foi mordido por um cachorro. A família toda ficou muito assustada. Puseram imediatamente o animal sob rigorosa vigilância e a vítima embarcou para o Instituto Pasteur, em Paris.
Aguardavam, com visível ansiedade, notícias do cão.
A chegada do telegrama, todos empalideceram:
"Cachorro come nada, louco."
Não havia remédio. A raiva canina é muito transmissível e perigosíssima.
O ilustre paciente tinha de se submeter aos duros tratamentos anti-rábicos.
Quando já sofria as desagradáveis reações das vacinas, chega um outro telegrama, retificando o primeiro:
"Desculpe erro vírgula. Cachorro come, nada louco."
 in http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=tira_duvidas/docs/tira-duvidasv

  • "A Importância da Virgula
Um homem rico estava muito doente, pediu papel e caneta, e assim escreveu:
"Deixo meus bens à minha irmã não a
meu sobrinho jamais será paga a conta
do alfaiate nada aos pobres"

Morreu antes de fazer a pontuação.
Para quem deixava ele a fortuna?
Eram quatro concorrentes.

O sobrinho fez a seguinte pontuação:

"Deixo meus bens à minha irmã?
Não, a meu sobrinho. Jamais será paga
a conta do alfaiate. Nada aos pobres."

A irmã chegou em seguida e pontuou assim, o escrito:

"Deixo meus bens à minha irmã, não
a meu sobrinho. Jamais será paga a
conta do alfaiate. Nada aos pobres.

O alfaiate pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

"Deixo meus bens à minha irmã?
Não! Ao meu sobrinho jamais!
Será paga a conta do alfaiate.
Nada aos pobres."

Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, fez esta interpretação:

"Deixo meus bens à minha irmã?
Não! A meu sobrinho jamais!
Será paga a conta do alfaiate?
Nada! Aos pobres."
in http://br.groups.yahoo.com/group/contabilidade/message/5123
  • http://www.portuguesnarede.com/2009/05/virgula-do-vocativo.html (vírgula com o vocativo)
  • http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=28453 (no portal "ciberduvidas", podem-se tirar muitas... dúvidas, claro!)

  • "O Presidente de uma nação havia enviado a seguinte mensagem ao Presidente da nação inimiga nestes termos: «Paz não, vamos lançar os mísseis». antes da mensagem chegar ao destinatário, a vírgula mudou de lugar, e a mensagem ficou assim: «Paz, não vamos lançar os mísseis». O Presidente adversário, ao ler a mensagem, percebeu que era o momento de fazer as pazes. E assim, por causa de uma vírgula, a guerra foi evitada.
Lição para a vida: Há pessoas que são tidas como vírgulas sem muita importância. Mas são capazes de mudar a face da terra.
"in http://www.boletimpadrepelagio.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3745:708-a-importancia-da-virgula&catid=20:a-historia-do-dia&Itemid=197

Sem comentários: