quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

"Porque os Corvos são Negros?"























 Porque os Corvos são Negros?

Diz a lenda que há muitos, muitos anos, os Corvos eram brancos.

Interessante! Nunca me tinha passado pela ideia que eles, os corvos, alguma vez tivessem sido brancos, mas para meu espanto parece que sim, eles existem mesmo.
Ainda hoje existe muito boa gente que se assemelha a esta ave quer na cor, quer no comportamento.

Assim sendo, estamos na presença dum pequeno paradoxo: então porque é que eles são pretos?

Segundo a Bíblia, antes de Noé enviar a pomba a partir da sua Arca, ele enviou um Corvo Branco para testar as águas. Ao invés de retornar à Arca, esta ave “prosseguiu daqui para ali até que as águas secassem [Gen 8:7]. De acordo com Matthew Henry , (Comentarista sobre a Bíblia e pastor presbiteriano inglês – 18/10/1662-22/06/1714) a atitude desse corvo era como o “Coração-Carnal” que, ao invés de buscar repouso e refúgio no Salvador, “posa sobre o mundo e alimenta-se da carniça que nele encontra”.
Lendas judaicas dizem que o Corvo de Noé foi punido por não voltar à Arca ao ser “tingido de negro e condenado a comer carniça”.


Ora pois, mudaram de cor porque disso havia necessidade, pela conduta que iam tendo ao longo da sua vida comunitária.
Mas… há sempre uma mas na vida de cada ser humano e disso, apercebemo-nos nós, todos os dias, pelas notícias que nos impõem os Media.
Ouve-se muitas coisas, fala-se de tantas outras, e ficamos confusos… então há um dia em que tudo vem ao de cima e vamo-nos apercebendo de como é que os actos praticados por certas pessoas deram a volta às suas vidas; por vezes, não têm o merecido castigo
que deveriam ter, porque com subtileza e astúcia conseguem levantar voo bem alto, mas chamuscados pelas línguas de fogo que estão por debaixo de si próprios, acabam por ficar negros, quando a autoridade lhes deita a mão e as castigam como merecem.


Moral da história – Por isso o sair chamuscado de qualquer coisa, não quer dizer que nos queimámos de verdade, quer  quando o merecemos, quer  quando não o merecemos.

Azeitão 26-11-2014

Carmo Bairrada

Sem comentários: