sábado, 16 de junho de 2018

Para uma análise do conto "Senhor Nicolau", Bichos, Miguel Torga



“BICHOS” DE MIGUEL TORGA
“O SENHOR NICOLAU” 

Este conto do Senhor Nicolau é vivenciado entre a infância e o seu final de vida.
Desde muito criança, gostava de apanhar toda a espécie de insectos: todos o atraiam: com maior incidência, procurava libélulas e borboletas.

Levava-os para casa e ia guardando, um a um, dentro de caixas, mas tinha sempre o desejo de ter mais e mais e aquele desejo aumentou e prolongou-se pela vida fora. Já adulto, vivia sozinho e todo o seu tempo era dedicado à sua enorme colecção que era já dum tamanho desmedido.

Assim levava os dias rodeado dos seus queridos insectos, seus companheiros de eleição. Segundo o Senhor Nicolau, vivia muito melhor com eles de que com pessoas.

“O seu mundo fechava-se ali, concêntrico, sem horizontes, murado pelas muitas estantes envidraçadas onde o sonho se conservava em naftalina. (…) mas o Senhor Nicolau alheio às paixões humanas, continuava a povoar os dias de libelulas e borbletas.” (pág. 123)

Afinal, pertencemos todos ao mesmo mundo, Não se está assim tão distante, como podem pensar algumas pessoas.

A aproximação entre o Senhor Nicolau e os insectos, a vida inteira, mostra-nos como os afectos são diferentes entre cada ser.
Com a descrição que é feita, o Autor faz-nos ver a sua vida até à hora da morte:

“E daí a nada, depois da última contracção, sereno e de olhos fechados, ali ficou quieto e feliz, à espera que o metessem na sua caixa”. (pág. 125)

O Senhor Nicolau: ele próprio um insecto… reduzido a uma caixa…de catalogação.

Azeitão 04-06-2018
Carmo Bairrada

Obra: BICHOS
Autor : Miguel Torga
Editora – Coimbra
7ª. Edição revista em 1970

Sem comentários: