domingo, 28 de janeiro de 2018

Para uma análise do conto "Jesus", Bichos, Miguel Torga


 INOCENTE E SEM TEMOR

Pequenas mãos de criança
Desbravando um mundo novo,
São o elo de esperança
Tomando a forma dum ovo.

Os olhos cheios de luz
Concretizam um desejo:
É um milagre de Jesus…
Aconteceu com um beijo.

É o exemplo inocente
De como uma criança,
Bondosa e humildemente
Faz o milagre da esperança.

Vai voar o passarito
Num bater de asas forte,
Sem saber que o pequenito
Lhe influenciou a sorte.

Elita Guerreiro 7/12/2017




Jesus 
Assim lhe haviam chamado sempre. Seu nome, que os pais não escolheram mas sim os padrinhos, era complicado para gente tão simples. Não só eles como toda a comunidade decidiram chamar-lhe Jesus.
Tão pouco se interrogou porque tinha aquele nome… «Jesus» tinha um pai adoptivo, que possuía um bordão. O seu também e nele se apoiava cruzando a planície de horizontes vastos e luminosos, guardando as ovelhas de um presépio não seu. O manto da virgem era azul e luminoso como o céu. O de sua mãe era negro com cadilhos, porém quente e aconchegante. Quando «Jesus» desaparecia, seus pais procuravam-no, encontrando-o entre os doutores.
Na terra da vasta planície, o doutor era apenas um e só durante a semana. De uma ou de outra maneira, Jesus não estaria junto dele, mas próximo, muito próximo dos oleiros que moldavam o barro. O filho da virgem nasceu para dar a outra face, destino bem diferente do seu. No entanto, quando criança, foi-lhe diagnosticado que o seu coração tinha o tamanho do de um adulto. Um dia, outra criança que passou a fazer parte do presépio, decidiu que a partir de então se chamaria de outra maneira e… assim foi. No Natal, era com o verdadeiro «Jesus» que sonhavam e preparavam os sapatinhos. A Mãe tinha pintado amorosamente a chaminé, com cal cor- de- neve. Mesmo assim, o Menino tinha que deslizar suavemente para não sujar o vestidinho na fuligem da mesma.
Dois pares de sapatinhos aguardavam ansiosamente os presentes, todos os anos iguais, que a «Virgem» coradinha do tosco presépio transbordando de amor, trazia dentro da cesta de verga vermelha perfumada de café. De olhos bem abertos, as crianças aguardavam que a noite passasse, mal o sol se imiscuía pelas frinchas da porta, por onde o amor se esgueirava de tanto que era. O presépio não o conseguia conter, espalhando-se por toda a rua. Pé ante pé, as crianças dirigiam-se à chaminé. Lá estavam eles, os cinco diminutos chocolatinhos, aconchegados com fio de seda e as duas garrafinhas de chocolate. As brasas tinham perdido o brilho , agora substituído pelo das pratinhas cor de esperança . Mais uma vez ,«Jesus» cumprira a sua missão. Passou o tempo, o presépio ficou lá atrás… as figuras principais são hoje evocadas com amor. Da comunidade de onde as crianças saíram, ninguém soube verdadeiramente o nome de uma delas. Onde hoje habitam, quase sucede o mesmo. Raramente visitam o lá atrás onde o presépio ficou. Se tal acontece, alguém diz alegremente:
- Olhem quem chegou!...
Por vezes quando assina o seu primeiro nome, coloca-lhe Jesus bem agarradinho, não vá ele esgueirar-se suavemente, como as figuras principais do presépio vivo.


Adalderta Marques


Aconteceu no Natal

Eu pedi ao Deus menino
Se me dava de presente
Muito amor no sapatinho
E paz para toda a gente

Com a mais doce emoção
Colocou sua mãozinha
Juntinho do meu coração
Deixou lá uma prendinha

Dois anjos desembrulharam
O presente que eu pedira
E a paz anunciaram
Dedilhando sua lira

A virgem embevecida
Sorriu para o Deus menino
E olhou enternecida
A prenda em meu sapatinho

Choveram estrelas do céu
Pontilhando o meu quintal
Um milagre aconteceu!
Aconteceu no Natal


Adalberta Marques



MÁGICA AVENTURA

Naquela noite, a ceia foi muito especial. O menino, no seu regresso a casa, depois de pastorear a ovelha, como era costume, tinha uma aventura para contar:
 _ “Sei um ninho.”
 E perante o olhar preocupado dos Pais, foi desfiando entusiasmado a sua aventura. Tinha subido a um grande cedro, porque vira sair de lá um pintassilgo e os seus olhinhos curiosos avistaram um ninho! Era grande e rugosa a árvore, mas maior era a sua curiosidade. Sem pensar no perigo- parecia-lhe ter vivido ali, sempre perto do céu -, foi subindo até aos ramos mais frágeis. Os olhos preocupados dos Pais já viam o seu menino cair no chão e magoar-se seriamente. Não caiu, felizmente.
 O menino continuava a contar a sua aventura, alheio aos perigos que correra e à preocupação dos Pais, que o escutavam inquietos. Ali estava o ninho que despertara a sua curiosidade. Finalmente as suas pequenas mãozitas tocaram o único ovo existente no ninho. Tão feliz estava que os seus lábios tocaram o ovo estalado, num beijo inocente , puro! O calor do seu gesto ajudou a nascer um pequeno ser depenado, de olhos cerrados, indefeso. Um dia, ouvira contar a história de José do Egipto e ficara tão maravilhado, que a repetia constantemente. Esta era a sua história  que, inconscientemente encantado e sem reparar na aflição dos Pais, contava  naquela noite mágica. Então com a sua coraçãozinho cheio de amor, colocou no ninho o pequeno pintassilgo e desceu feliz. Que noite aquela!.. Ao calor da lareira, que crepitava docemente, aquecendo a pequena família, escutando com preocupação e amor o relato da criança cuja inocente bondade ajudara a nascer uma pequena ave, a ceia terminou. Os pais trocaram apenas umas quantas palavras que a criança não entendeu. Mas isso também não o preocupou. Ante os seus olhos de inocente esperança, estavam as imagens da sua aventura, que já se misturavam com o rodar do fuzo com o qual a Mãe fiava o linho. Inocente magia!...

Tombou docemente a cabecita no regaço da Mãe e dormiu.

Elita Guerreiro 7/12/2017



Sobre o conto Jesus de Miguel Torga

O autor deste conto pintou nele uma excelente tela, um tanto no abstracto, mas magnífica aos olhos de quem entende cada pincelada, que vai para além do visível.



O pequeno Jesus, talvez para quebrar a monotonia daquele silêncio pesado, ou pela necessidade de querer partilhar algo de seu, ganhou coragem… e foi preciso muita para o fazer, porque ia dar motivos a uma repreensão! Subir a uma árvore assim e por causa dum ninho nunca passa impune! Curiosidades de criança, que por vezes têm um preço… e ele sabia isso.

Porém, o contentamento desmedido era maior que ele próprio. Como é próprio e natural de cada criança, que pela primeira vez, subindo a pulso, se eleva para ter algo de seu. Jesus tinha achado um tesouro do tamanho da inocência da sua alma, que lhe iria alimentar o sonho. 
Terá sido, sem dúvida, a primeira vez que viu a vida acontecer em suas mãos. Esse facto maravilhoso não podia guardar só para si, tinha que o partilhar… quem melhor que a sua mãe para confiar este deslumbramento?
Cada ninho é um segredo, é um bem de quem o acha. Ao achador cabe o direito de o destruir ou proteger, deixar viver, ou matar cada passarinho, conforme as lições de aprendizagem que lhe são incutidas e a formação do seu carácter. 
É aqui que começa a manifestar-se a personalidade de cada homem. O fazer a destrinça entre a vida e a morte irá fazer a diferença, nos seus comportamentos, perante os outros seres e a natureza.
Eu vivi muito essa experiência em menino. Confesso que subi a muitas árvores e nem sempre soube fazer a destrinça! Quantas vezes não dei ouvidos a pais que estavam atentos? De quantas repreensões fui merecedor? Quantas vezes!... Foi preciso errar para entender? 
Recordo ainda aquela inocência de criança. Como era bonito ir visitar todos os dias o ninho, sentir nas pequenas mãos o ovo, depois o passarinho, em penugem, de olhos fechados… vê-lo crescer e a ficar diferente em cada dia, até vê-lo voar…
O Jesus deste texto, que fui eu também, guarda dentro de si muitas imagens de muitos passarinhos que teve na mão: alguns dela partiram, voando pela primeira vez para desafiarem o destino e alimentarem o sonho de muitas crianças.


Fernando Sousa


Reflexão sobre o conto “Jesus” integrado no Livro de Miguel Torga “Os Bichos”.

Mais um magnífico conto de Miguel Torga. Desta vez, a história passa-se ao jantar de uma família de aldeia. “Comiam todos o caldo, recolhidos e calados….”. Assim começa a história. Caldo, em vez de sopa, sinal de que a aldeia da Nazaré bem poderia ser uma aldeia transmontana. O menino sabia um ninho. Naquele tempo, e durante o tempo que se seguiu, saber um ninho era algo de mágico. Saber um ninho significava a possibilidade de interferir na intimidade mais profunda duma família de aves. Significava ter acesso ao mistério da vida numa altura em que, de um modo incompreensível, era negada informação às crianças sobre as suas próprias origens. De qualquer modo, “ninho” é uma palavra especial que extravasa o maravilhoso e aconchegante lar da passarada construído pelo bico e feito com todo o tipo de material: palhinhas, gravetos, barro etc. Ninho significa também, local secreto, habitação, lugar delicioso, vedado a estranhos, onde reside compreensão, cumplicidade e amor.
Por isso diria que Torga, neste seu conto, foi bem simpático para o menino. Na verdade, sabendo do ninho, contrariamente ao aconselhado, resolveu fazer-lhe uma visita havendo risco de o enjeitar. Ainda assim, ao fazer essa visita fê-la com respeito, beijando o ovo e provocando, dessa maneira, o nascimento do passarinho. Noutras ocasiões, em centenas, ou talvez milhares de visitas a ninhos, o resultado não terá sido tão bem sucedido. Muitos ninhos foram vandalizados, muitos ovos foram subtraídos, muitos passarinhos ficaram por nascer. Devemos, por isso, saber passar a mensagem de que os ninhos, todos os ninhos, mesmo que os saibamos, devem ser respeitados, protegidos e muito menos profanados.

Fernando Amaral

Dezembro de 2017

A infância do Menino Jesus

Afinal, Jesus também foi uma criança…?

Sim, porque ninguém fala desse período do menino nascido – supostamente – em Belém, quando seus pais fugiram para o Egipto para o salvar da matança ordenada por Herodes (Mateus 2:16-18)!

Como viveu ele entre a data do nascimento e as primeiras notícias que dele nos dão os textos, no período em que todas as crianças correm, e brincam, e choram, esfolam os joelhos, não querem a sopa e pedem rebuçados?

A história do menino Jesus, foi contada milhares de vezes, em todas as línguas, em todas as civilizações ocidentais que se reclamam do cristianismo.
No entanto, tanto se falou, e não me lembro de ter lido nada sobre essa parte da sua vida antes de chegar ao templo e… botar fora os comerciantes!

Que fazia ele dos seus dias, entre o seu pai carpinteiro e sua mãe que, ao contrário do que reza a história, terá tido outros filhos – sabe-se lá a verdade, com tudo o que foi escrito séculos depois dos acontecimentos!? Se nem se sabe a data exacta da fuga do Egipto e do seu nascimento…

Fica a pergunta, para a qual não há resposta : Jesus foi, afinal, alguma vez criança ?

Mercedes Ferrari


=OS BICHOS DE MIGUEL TORGA=
CONTO Nº.7 “JESUS”

Torga demonstra-nos através deste texto, um problema, que há muito vem sendo uma
batalha, que está cada vez está mais longe de ser ganha. Os Pais continuam a dar pouca atenção aos seus filhos.

Como adultos, podem chegar a casa cansados de um dia de trabalho, mas não podem deixar prevalecer o seu estado, em relação à necessidade que os filhos têm, quando precisam de falar de assuntos relacionados com os estudos ou qualquer outra situação, que lhes queiram transmitir sobre a sua própria vida, como estudantes ou simplesmente como seres humanos.

Quase sempre há uma desculpa a dar, ou até por vezes pedem para que os deixem em paz, que estão sem paciência para os ouvir.

Claro, que com essa postura, os adultos estão cada vez mais a afastar os filhos do seu convívio diário, que é tão importante para a própria formação deles, como parte integrante duma família que são ou, em alguns casos, “que deveria ser.”

O conto de Torga baseia-se numa simples história de um menino de nome Jesus, que subiu a uma árvore alta e encontrou um ninho com ovos; a ideia dele foi agarrar com muito cuidado um dos ovos e dar-lhe, simplesmente, um beijo cheio dum bafo quente, mas, ao voltar a pô-lo no seu lugar, viu umas pequeninas penas, que se agitavam… ficou tão feliz. Tinha nascido um passarinho!

Correu para casa e reparou que os pais já estavam sentados à mesa para a ceia. A lareira acesa dava um ambiente confortável, iam começar a comer, quando acriança lhes contou o que lhe tinha acontecido.
O Pai, sem dizer uma única palavra, continuou a comer o caldo. Este pai personifica o adulto distanciado, que ainda existe nos nossos dias.

Ao contrário, a Mãe revela-se aqui aquele adulto que está mais próximo da criança, porque o escuta com atenção:  ela bebia as palavras do filho, a beijá-lo com a luz da alma.

Neste Conto o autor realça o paralelismo Bíblico existente entre a criança e Jesus Cristo: enquanto a criança, ao beijar um ovo com o seu beijo quente, “dava a vida” a um passarinho, Jesus Cristo, que se fez homem, para salvar a humanidade do pecado, Ele próprio, ao “dar a vida” pelos homens, beijou a Humanidade.
Um acto de amor.

Azeitão, 23-12-2017

Carmo Bairrada


Sem comentários: