quarta-feira, 11 de maio de 2016

Desconcerto do Mundo



Vej'eu as gentes andar revolvendo,
e mudando aginha os corações
do que põen antre si as nações;
e ja m'eu aquesto vou aprendendo
e ora cedo máis aprenderei:
a quen poser preito, mentir-lho-ei,
e assí irei melhor guarecendo.

Ca vej'eu ir melhor ao mentireiro
ca o que diz verdade ao seu amigo;
e por aquesto o jur'e o digo
que jamais nunca seja verdadeiro;
mais mentirei e firmarei log'al:
a quen quer'hoje ben, querrei-lhe mal,
e assí guarrei come cavaleiro.

Pois que meu prez nen mia honra non crece,
porque me quigi teer á verdade,
vede-lo que farei, par caridade,
pois que vej'o que m'assí acaece:
mentirei ao amigo e ao senhor,
e poiará meu prez e meu valor
con mentira, pois con verdade dece.

Pero Mafaldo

Ao desconcerto do Mundo


Os bons vi sempre passar
No Mundo grandes tormentos;
E pera mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado:
Assim que, só pera mim,
Anda o Mundo concertado.

Luís de Camões                        


A MINHA VISÃO SOBRE O POEMA DE PERO MAFALDO”

Ou por experiências passadas ou por convicção, há quem prefira a mentira e nela se fortaleça, de preferência à verdade simples! E mude de opinião rapidamente (” aginha”) sobre diversos assuntos!
“ Do que poen antre si as nações”
E a pouco e pouco se vá embrenhando na mentira e aprendendo a lidar com ela!
“ E já meu aquesto vou aprendendo
E ora cedo mais aprenderei:”
Quem faz promessas, nem sempre as cumpre e os que as ouvem nem sempre nelas acredita. Dizem que sim senhor, mas mentem e até ficam de bem com a sua (in)consciência.
“A quem poser preito, mentir-lho-ei,
E asi irei melhor guarecendo”.

Parece mesmo muito fácil contradizer a verdade! Acreditar que mentir é o mais correcto.
“Ca vej´eu ir melhor ao mentireiro
Ca o que diz verdade ao meu amigo”
E por isso, a acreditar no que o Poeta escreveu, o melhor é mentir com firmeza …
“E por aquesto jur`eu o digo
Que jamais nunca seja verdadeiro;
Mais mentirei log´al:”
E, na contradição, fica um conselho:
“A quem quer hoje bem, querrei – lhe mal,
E assim guarrei como cavaleiro.”
Acha que à sua honra de cavaleiro, nada acrescenta falar verdade e vai continuando na senda da mentira,
quer para amigos quer para senhores!
“Pois meu prez nen mia honra non crece,
Porque me quigi teer à verdade,
Vede – lo que farei, por caridade,
Pois que vej´o que m´assim acaece.”
E crecerá a sua honra, o seu valor, mentindo para se sentir forte, seguro e socialmente reconhecido, o que acha não acontecerá falando verdade!
 “E poiará meu prez e meu valor
Com mentira, pois com verdade dece.”

Elita Guerreiro 4 /5/2016

“ A VERDADE E A MENTIRA”

Nem sempre é bem aceite
A verdade que se sente,
Há até quem se aproveite
Do talento de quem mente!

A mentira é sempre feia
Por muito que se enfeite,
Embaraça e enleia
E nem sempre é bem aceite!

A verdade faz sofrer
Porque é forte e exigente,
Só assim dá para entender
A verdade que se sente!

Quem se vicia em mentir
E que a verdade rejeite,
Já não sabe distinguir
Há até quem se aproveite!

Há quem minta toda a vida
E diga até que nunca mente,
E há quem se sinta atraída
Pelo talento de quem mente!

Elita Guerreiro 5/5/2016

Sem comentários: