sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"Sedia-m' eu na ermida de San Simion"...



Sedia-m'eu na ermida de San Simion,
e cercaron-mi as ondas, que grandes son.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

Estando na ermida ant'o altar,
cercaron-mi as ondas grandes do mar.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

E cercaron-mi as ondas, que grandes son;
non ei i barqueiro nen remador.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

E cercaron-mi as ondas do alto mar;
non ei i barqueiro, nen sei remar.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

Non ei i barqueiro nen remador:
morrerei, fremosa, no mar maior.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

Non ei i barqueiro, nen sei remar:
morrerei, fremosa, no alto mar.
...Eu atendend'o meu amigo!
...Eu atendend'o meu amigo!

Meendinho (S. XIII)

“Ermida de São Simeão”

Estava eu na ermida de São Simeão,
cercaram-me as ondas que tão altas são!
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Estava eu na ermida diante do altar,
cercaram-me as ondas grandes do mar:
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Cercaram-me as ondas que tão altas são!
remador não tenho nem embarcação:
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Cercaram-me as ondas do alto mar;
não tenho barqueiro e não sei remar:
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Remador não tenho nem embarcação;
morrerei formosa na imensidão:
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Não tenho barqueiro e não sei remar
morrerei formosa no alto mar:
eu esperando o meu amigo!
eu esperando o meu amigo!

Natália Correia, Cantares dos Trovadores Galego-Portugueses

“DESESPERO E ESPERANÇA”

“A partir da Cantiga de Meendinho”
 Com cenário campestre

Tardava o amigo que para longe fora…E no meu coração apertava a saudade! Resolvi subir o monte e no silêncio da pequena e branca capelinha, rodeada de pinheiros, que como sentinelas a guardavam,
devotamente junto ao altar desabafei a minha dor pela grande demora
do meu tão esperado amigo. 
“Eu esperando o meu amigo!”
 Eu esperando o meu amigo!”
De repente uma enorme tempestade assolou o alto do monte! O vento
forte escancarou a frágil porta da pequena capela e como um mar
encapelado de ondas alterosas, a água tudo inundou chegando junto ao altar onde, em desespero, lamentava a minha dor! Porque tardas amigo?
Quem poderá salvar-me? Fala tão alto o vento, que ninguém me pode escutar! Cerca-me a água como um mar!
“Eu esperando o meu amigo!”
 Eu esperando o meu amigo!”
Não há ninguém em redor, nem um pastor que me possa ajudar, porque
a tempestade os fez abrigar! No monte deserto, só a chuva intensa e
o uivo do vento!
“Eu esperando o meu amigo!”
 Eu esperando o meu amigo!”
Morrerei talvez nesta solidão! Mas o meu coração, enquanto vivo, não perde a esperança de te ver, meu distante amigo!
“Eu esperando o meu amigo
 Eu esperando o meu amigo!”
 
Elita Guerreiro *22/12/2015

Sem comentários: