sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"A Raposa e as Uvas"

























A RAPOSA E AS UVAS

Estava uma bela manhã de sol, a brisa corria leve e fresca a
convidar a uma passeata pelo pomar.

RAPOSA: Bom dia, Sol! Ainda bem que acordaste…
                Vou começar a fazer o meu jogging matinal.

S O L : Aproveita, aproveita, porque a chuva está para chegar esta tarde.

RAPOSA: Então, adeus, não vou perder mais tempo.

S O L : Adeus, raposa, porta-te bem!

A raposa começou por fazer uns exercícios de aquecimento e desatou, depois, numa tão louca correria que  até parecia que levava fogo nas patas. Passou por vários sítios, onde parava ou para beber água ou para descansar um pouquinho

Numa dessas vezes olhou em redor e já estava, praticamente, dentro das vinhas. Reparou então que os raios de sol batiam em cheio num belo cacho de uvas brancas. Correu até elas: eram grandes e apetitosas, e pensou:

- Que rico pequeno- almoço me espera, vou dar uma olhadela, a ver se me consigo chegar a elas. Tanto pulou que conseguiu apanhar um único bago: levou-o logo à boca, fez uma careta e cuspiu-o de seguida… pelos vistos, as uvas ainda não estavam maduras! Irritada por elas não estarem comestíveis, resolveu dizer ao cacho:

-“Estão verdes, não prestam, nem os cães as podem tragar.” Que maçada lá se foi o meu pequeno almoço. E agora estou cheia de fome, o que é que eu vou comer?

As UVAS escutaram o comentário e disseram:

- Pois é, raposa, tudo na Natureza tem o seu tempo certo. Tu, com a tua esperteza e gulodice, não te contiveste, e pensaste que já estaríamos prontas para nos poderes devorar, não é verdade? Enganaste-te!
Vês, a esperteza às vezes prega partidas a quem pensa ser mais esperto que os outros: foi o que acabou de acontecer aqui contigo.

RAPOSA: - Resmungava, resmungava!

UVAS: - Para além do que já dissemos, vamos dar-te alguns conselhos para poderes pensar e meditar antes de agir:
1º. “Nem tudo o que é,  parece.”
2º. “A esperteza, ás vezes, leva-nos ao engano.”
3º. “Guardado está o bocado para quem o há-de comer.”
4º. “Quem tudo quer, tudo perde.”

Ainda haveria mais para dizer mas segue o teu caminho e pensa bem nestes ditados. Age sempre da forma como eles ensinam e serás um animal melhor para todos e em particular para a nossa mãe Natureza, que nos dá tudo o de que necessitamos

Azeitão 28-10-2014

Carmo Bairrada

Sem comentários: