sexta-feira, 24 de junho de 2011

Quadras de S. João...



OS SANTOS POPULARES DOS NAMORICOS DA ANA

Já chegou o S. João,
vamos todos puliar,
é dançar até mais não
e a fogueira saltar.

Alhos porros, martelinhos,
vai tudo pró bailarico...
vão passando os casalinhos,
ai que rico namorico!...

E de noite, vê-se mal,
Espero-te à saída!...
Em cada canto um casal
Come a fruta proibída...

Ana Machete

OS SANTOS POPULARES FOLIÕES E MALANDRECOS DA CARMO

“QUADRAS SUPOSTAMENTE SOLTAS”

Pelos santos há folia,  
Boa comida e boa pinga...  
Vai buscar a almotolia, 
para regar a petinga.
                                                               
Numa casa portuguesa,
Há sempre uma mesa posta:
Há tinto , broa com certeza 
E sardinha p’ra quem gosta.

Ai meu rico Stº. Antoninho,
Dai-me uma coisa gostosa!
Arranjai-me homem novinho,
Para que fique mais fogosa.

Ó meu santinho padroeiro,
Vê o meu mangerico a murchar...
Saca de lá um Empreiteiro,
Para eu poder enricar.

Vou à fonte noite fora,
Para me partires a bilha!
Mas, vê lá...é só uma hora,
Que a lanterna não tem pilha.

S. João vem de mansinho
Ver as moças tão trigueiras...
Não as assustes, cuidadinho
Que elas são muito brejeiras.

Não tenhas vergonha, vem dançar,
Volta a ser o Homem - Pastor!
Vem pular, rir e saltar
Que o tempo é outro... Amor!

Uns brincam com o alho porro,
Outros batem os martelos!
Andam todos loucos...  e eu corro,
P’ra  não me apalparem os marmelos.

Olha o mangerico de cravo ao peito,
Olha a rapaziada com uns copitos...
Elas bamboleando-se com trejeito,
E eles excitados aos pulitos.

Oh, S. Pedro, já estás velhote!
Não te importes lá com isso!...
Se tens sede, vai ao pote
E depois come o chouriço.

Meu S. Pedro do Montijo,
Vou contigo p´ró paraíso!
Levo o penico do mijo
E uma pulseira com guizo.

Já te pesa a longa idade,
Não parece coisa boa!
Deixa as festas da cidade,
Não andes por aí à toa.

Carmo Bairrada


OS SANTOS POPULARES DO MANUEL: TRADIÇÃO QUE SE COME, CHEIRA E MARTELA...
O Santo António em Lisboa
e o São João no Porto...
Sardinhas a pingar na broa,
Manjerico e alho porro.

Manuel Valinho




OS SANTOS POPULARES DA INFÂNCIA DA LUÍSA
O rosmaninho e a giesta
que eu vira juncar o chão
elevam-se hoje em fogueira:
é noite de S. João

e  eu que era pequenina
e gostava de cantar,
também bailava de roda
ao cheiro do crepitar...

e também corria as fontes
e via a lua faceira
a sorrir-se p'rás donzelas
a cantar as orvalheiras...

e já junto à madressilva
que ao luar rescendia,
todos em roda cantávamos
esta quadra de alegria:

 ‎"Oh lua que vais tão alta, 
 alumia cá p'ra baixo!
 Quero ver o meu amor,
 às escuras não o acho..."

Luísa Antunes

ATÉ JÁ!...

Sem comentários: