terça-feira, 14 de junho de 2011

"O Livro das 7 Cores": O VERDE de Ana Machete

O Verde


“Eu sou o verde.
Vim de um arco íris e escorreguei
por dentro de uma gota de chuva.
O céu era azul e a terra amarela
e deles nasci.
Andei à cata de coisas
E poisei num cacto do deserto.
De mar em mar,
de lagarto em rã,
descobri esmeraldas
e abri os olhos dos gatos.
Andei de gatas, rasteirinho,
pela terra dos gafanhotos novos,
da salsa, das nabiças,
da alface e da hortelã.
Fiz-me caldo verde.
Fui à mesa escondido no vidro das garrafas.
Dei-me a cheirar nos manjericos.
Espreitei pelas persianas e vi os carros
passarem quando eu mandava.
Mostrei-me nas bandeiras.
Subi às alturas na hera dos muros;
nos limos; nas algas, desci às funduras.
Viajei muito, colecciono tudo:
penas de papagaio, berlindes, ervilhas, trevos de quatro folhas, moedas desenterradas.
Umas vezes sou velho, outras vezes sou novo.
Tanto posso despontar de uma erva escondida
como posso secar numa folha caída.”
 (António Torrado, Maria Alberta Meneres – O livro das 7 cores)

A cor verde
O verde é uma cor luz primária e uma cor pigmento secundária composta pelo ciano e pelo amarelo. Está aproximadamente na faixa de frequência de 550 nanómetros do espectro de cores visíveis.
O Verde também representa a luta no mundo de movimentos de proteção ao meio ambiente. Existe um partido político em Portugal que é o PEV, Partido Ecologista “Os Verdes”.
“A sustentabilidade é verde – “Quanto mais um sistema ou modo de vida está construído sobre o verde e a fotossíntese, mais ele é renovável e sustentável... Até que se apague o sol”. Evaristo E. de Miranda
O prefixo grego para verde é Chloro-. Usado por exemplo em clorofila.
Coisas que levam a cor verde
·    O verde é a cor da harmonia e do equilíbrio
·    O verde está na bandeira de Portugal, significando esperança
·    O verde está na bandeira do Brasil. Inicialmente representava a casa de Bragança e a família real de D. Pedro I; atualmente a cor verde representa o verde da mata (amazonas).
·    O verde também está associado a marcianos e outros ETs.
·    O verde é a cor símbolo do Islamismo. Os muçulmanos acreditam que as almas dos mártires do Islão entrarão no Paraíso sob a forma de aves de cor verde.
·    Folhas de plantas em geral. A relva.
·    Recibos verdes
·    O semáforo. A cor verde geralmente representa "siga em frente" ou "passagem livre".
·    Os Partidos Verdes
·    Um tipo de esmeralda.
·    No futebol português, o verde está associado essencialmente ao Sporting Clube de Portugal!
·    Bandeira da Líbia.
·    Bandeira que representa a língua esperanto.
·    As representações de dragão são pintadas a verde.
·    O verde está associado à Ecologia - ciência que estuda os ecossistemas, ou seja, que faz um estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Seria então o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
·    O sabor menta e pistácio.
·    Plantas aromáticas como o hortelã, salsa, orégãos, coentros, manjericão...
·    Frutos como a maçã verde, abacate, melão, melancia, kiwi...
·    Azeite
·    Legumes: Espinafre, agrião, couve, alface, brócolos, feijão verde, pimento, courgette, ervilha, fava...
·    Verde era a cor dos uniformes do exército.
·    O verde é a cor nacional da Irlanda
·    Frankenstein; o incrível Hulk, super herói; Shreck e Fiona os ogres; Cocas o sapo; as tartarugas ninja; mestre Yoda da saga Guerra das Estrelas.
Expressões com o vocábulo "verde"
·    É usado também como o antónimo de "maduro", como em "a fruta ainda está verde."
·    É associada com a inveja, como em "verde de inveja" e com a raiva, como em "verde de raiva";
·    E com vários outros estados do ser humano. Ex: “este jovem ainda está muito verde”.
·    “Se o verde realmente fosse esperança, as florestas não estariam acabando” Citação: Projota
·    “Amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada” Vítor Barroca Moreira (aos 9 anos)
O Verde na poesia e na música
·    “Ai flores, ai flores de verde pino, se sabedes novas de meu amigo! Ai Deus, e u é?” Dom Dinis
·    “Canção dos Verdes Anos” – Carlos Paredes, 1963
·     “Milho verde, milho verde. Milho verde, maçaroca” Canção popular da Beira Baixa celebrizada por José Afonso (Cantigas do Maio,1971)
·    “Verdes são os campos da cor de limão” poema de Luís de Camões (séc. XVI) e música de  José Afonso (Traz outro amigo também,1970).
·    Os Green Windows - banda portuguesa formada em finais de 1972.
·     “Canção Verde” Teresa Tarouca (1973)
·    “Verde Vinho”  Paulo Alexandre (1989)
Verde pode ser:
·    Cesário Verde (1855-1886) - foi um poeta português considerado um dos precursores da poesia que seria feita em Portugal no século XX.
·    Os Verdes Anos - filme português de Paulo Rocha considerado um dos filmes fundadores do chamado Novo Cinema. Estreou a 29-11-63 em Lisboa. Banda sonora de Carlos Paredes.
·    Verdete - Acetato básico de cobre, de cor verde, que se forma nos objetos de cobre expostos ao ar e à umidade.
·    Vila Verde - é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado, com cerca de 3 800 habitantes.
·    Energia verde - Energia ou eletricidade verde ou limpa é um termo para designar a eletricidade gerada a partir de fontes de energia que respeitam o meio ambiente. As energias verdes são energias renováveis que não contaminam, ou seja, cujo modo de obtenção ou uso não emite subprodutos que possam incidir negativamente sobre o meio ambiente. Podem ser: energia hidráulica, energia solar térmica, biomassa, energia solar, energia eólica, energia geotérmica, energia marinha.
·    Olhos Verdes - É a cor mais rara de olhos, apenas cerca de 1- 2% da população mundial possui olhos verdes. São encontrados mais frequentemente em pessoas de origem Húngara – 20%,  Celta, Germânica e Eslava. 
Os olhos verdes possuem menos melanina que os castanhos, mas mais que os azuis e cinzas.
·    Giuseppe Verdi (1813-1901) - foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália.
·    Verde-gaio - embora seja uma dança tipicamente nortenha, o verde-gaio dança-se em quase todas as regiões do País ao norte do Tejo e particularmente no Ribatejo e Estremadura. É uma moda de cadeia. Em geral o verde-gaio é acompanhado com harmónica ou realejo.
"Bailados Portugueses Verde Gaio" – foi criado em 1940, por António Ferro, secretário da Propaganda Nacional. Para ele, esta seria a afirmação da portugalidade. Em Novembro desse ano, integrados no quadro "Exposição do Mundo Português", patrocinado pela Comissão dos Centenários, faziam a sua apresentação no Teatro da Trindade. O "Verde Gaio" trabalhava todo o ano no Teatro de S. Carlos e durante a temporada lírica funcionava como corpo de baile. Terminada a temporada readquiriam a sua independência como grupo de dança.
·    Castro Verde - vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, com cerca de 3 819 habitantes
·    Operação Mar Verde - operação militar levada a cabo pelas Forças Armadas Portuguesas na República da Guiné em 1970.
·    Vinho verde - é um vinho produzido exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal, entre os rios Minho e Douro. Constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908.
·    Greenpeace - é uma organização não-governamental com sede em Amsterdão, criada em 1971 no Canadá por imigrantes americanos. Atua internacionalmente em questões relacionadas com a  preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com campanhas dedicadas às áreas de florestas, clima, nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgénicos e energia renovável. A organização busca sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios. A sua atuação é baseada nos pilares filosóficos-morais da desobediência civil e tem como princípio básico o testemunho presencial  e a ação direta.
·    “Antes do Baile Verde” é um livro de contos da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, publicado em 1970, composto por dezoito contos que tratam de temas como o adultério, a insatisfação conjugal, a loucura e a desmistificação dos papéis familiares, com personagens oriundos de famílias urbanas brasileiras de classe média que escondem dramas e conflitos.
·    Caldo verde - é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, muito divulgada por todo o país. É provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas. No Minho a sopa é servida em tigelas de barro, regada com um fio de azeite, acompanhada das rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho. Pela sua simplicidade e leveza come-se no início da refeição ou numa ceia tardia.
·    Minuto verde - Em parceria com a Quercus, o Minuto Verde é uma rubrica do Bom Dia Portugal (RTP 1), com duração de 1 minuto, e cujo objectivo é sensibilizar e aconselhar o cidadão a melhorar o meio ambiente.
·    Carta Verde - O sistema de carta verde é uma convenção internacional denominada Convenção Multilateral de Garantias, que tem por objectivo facilitar o transporte rodoviário. Nos países aderentes a este sistema, a Carta Verde constitui o documento comprovativo da celebração do contrato do seguro obrigatório.
·    Costa Verde é a designação da região turística do noroeste de Portugal.
·    Via Verde - é um sistema de portagem electrónica utilizado em Portugal desde 1991, e que se estendeu a todas as portagens de auto-estradas e pontes do país desde 1995.
·    Insetos, aves ou répteis.
·    Gasóleo Verde - O gasóleo verde, corado ou agrícola, é destinado aos sectores agrícola, florestal, das pescas e marítimo turístico. Difere do gasóleo rodoviário pela sua coloração verde e por  possuir um aditivo químico que permite a sua fácil deteção.
O gasóleo verde beneficia de redução ou isenção da taxa de imposto sobre produtos petrolíferos.
·    Cabo Verde - é um arquipélago de origem vulcânica, constituído  por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até à sua independência em 1975.
·    Ecoponto verde é para o vidro. Os ecopontos são contentores para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem. O ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas. O azul serve para depositar embalagens de papel e cartão e também jornais, revistas e papel de escrita. Junto destes ecopontos, podemos encontrar também um outro mais pequeno: o pilhão, que serve exclusivamente para a colocação de pilhas, pois uma única pilha é capaz de contaminar um terreno do tamanho de um campo de futebol. As autarquias são responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas. Também já há contentores para recolha de rolhas de cortiça e outros para recolha de pequenos eletrodomésticos.
A Parábola da estrela verde (autor desconhecido)
Havia milhares de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: Brancas, Prateadas, Verdes, Douradas, Vermelhas e Azuis.
Um dia, elas procuraram Deus e disseram-lhe: Senhor, gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.
Assim será feito, respondeu Deus. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.
Conta-se que naquela noite houve uma linda chuva de estrelas. Algumas aninharam-se nas torres das igrejas, outras foram correr nos campos com os pirilampos, outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar ao céu, deixando a Terra escura e triste.
Porque voltaram? Perguntou Deus, à medida que elas chegavam ao céu.
Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra! Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça... e Deus disse-lhes:
Claro! O vosso lugar é aqui no céu! A Terra é um lugar de passagem, daquele que cai, daquele que erra, daquele que morre, onde nada é perfeito! O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece e sobretudo onde reside a Gloria do Altíssimo!
Depois de chegarem todas as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo: Mas falta aqui uma estrela! Perdeu-se no caminho?
Um anjo que estava perto respondeu: Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens! Ela descobriu que o seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde as coisas não vão bem, onde há luta e dor!
Mas que estrela é essa? Voltou a perguntar Deus...
É a esperança  Senhor! A “estrela verde” ! A única dessa cor!
E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só...
A Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa. É que o único sentimento que o homem tem e Deus não tem é a “Esperança”.
Deus já conhece o futuro, e a “Esperança” é própria da pessoa humana, própria daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será o futuro...
A cor verde padronizada
Para facilitar o uso das cores, principalmente no trabalho de artes gráficas e impressão, a padronização internacional das cores é fundamental. Para isso, algumas empresas especializadas disponibilizam publicamente alguns códigos que são associados a uma determinada cor. Esses códigos podem ser encontrados em gráficas, disponibilizados em catálogos, em diversos tipos de papel.
Tons de verde

    
    
    
    
Verde lima
    
Verde rebento
    
Chartreuse
    
Verde chá
    
Espargo
    
Abacate
    
    
Verde bandeira
    
Musgo
    
    
Escuro
    
Floresta
    
Relva
    
Jade
    
Kentucky
    
Primavera
    
    
Debotado
    
Fantasma
    
Menta
    
Exército
    
Marciano
    
Lunar
O Verde e o horóscopo
O verde tem uma forte afinidade com a natureza e liga-nos a ela. Dá-nos empatia com os outros, encontrando, de uma forma natural, as palavras justas. Ajuda as pessoas a criarem um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde cria um sentimento de conforto e relaxação, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados. Meditar com a cor verde é como tomar um calmante, para as emoções.
O verde das roupas tende a refletir tipos convencionais, pessoas que gostam de ater-se ao que é certo e justo e que preferem não sobressair numa multidão. Os indivíduos que apreciam essa cor geralmente gostam da natureza e da segurança que ela traz.
Aspectos favoráveis: a energia do verde reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Esta cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e a compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção e cria um ambiente propício para tomar decisões.
Aspectos desfavoráveis: Quando se juntam o verde e o amarelo, podem despertar sentimentos de inveja, ressentimento e posse. A avareza, indiferença e insegurança são algumas das expressões negativas da cor verde.
A cor verde está associada aos signos de Touro Balança, Virgem, Capricórnio (verde-escuro, Aquário e Peixes (verde-mar).
Palavras chaves da cor verde: natureza, harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade, frescura, estabilidade, resistência. Verde escuro: dinheiro.
Os dez anõezinhos da Tia Verde Água (conto tradicional)
Era uma mulher casada, mas que se dava muito mal com o marido, porque não trabalhava nem tinha ordem no governo da casa; começava uma coisa e logo passava para outra, tudo ficava em meio, de tal modo que quando o marido vinha para casa nem tinha o jantar feito, e à noite nem água para os pés nem a cama arranjada.
As coisas foram assim, até que o homem lhe pôs as mãos e ia-a tocando, e ela a passar muito má vida. A mulher andava triste por o homem lhe bater, e tinha uma vizinha a quem se foi queixar, a qual era velha e se dizia que as fadas a ajudavam. Chamavam-lhe a Tia Verde-Água:
– Ai, Tia! vossemecê é que me podia valer nesta aflição.
- Pois sim, filha; eu tenho dez anõezinhos muito trabalhadores, e mando-os para tua casa para te ajudarem. E a velha começou a explicar-lhe o que devia fazer para que os dez anõezinhos a ajudassem: que quando pela manhã se levantasse fizesse logo a cama, em seguida acendesse o lume, depois enchesse o cântaro de água, varresse a casa, cozesse a roupa, e no intervalo em que cozinhasse o jantar, fosse dobando as suas meadas, até o marido chegar. Foi-lhe assim indicando o que havia de fazer, que em tudo isto seria ajudada sem ela o sentir pelos dez anõezinhos.
A mulher assim o fez, e se bem o fez melhor lhe saiu.
Logo à boca da noite foi a casa da Tia Verde-Água agradecer-lhe o ter-lhe mandado os dez anõezinhos, que ela não viu nem sentiu, mas o trabalho correu-lhe como por encanto.
Foram-se assim passando as coisas, e o marido estava pasmado por ver a mulher tornar-se tão arrumada e asseada; ao fim de oito dias ele não se conteve e disse-lhe que ela estava outra mulher, e que assim viveriam como Deus com os anjos.
A mulher contente por se ver agora feliz, e mesmo porque o ordenado do marido chegava para mais, vai a casa da Tia Verde-Água agradecer-lhe o favor que lhe fez:
– Ai, minha Tia, os seus dez anõezinhos fizeram-me um servição; trago agora tudo arranjado, e o meu homem anda muito meu amigo. O que eu lhe pedia agora é que mos deixasse lá ficar.
A velha respondeu-lhe:
– Deixo, deixo. Pois tu ainda não viste os dez anõezinhos?
– Ainda não, e o que eu queria vê-los!
– Não sejas tola, se tu queres vê-los olha para as tuas mãos, os teus dedos é que são os dez anõezinhos.
A mulher compreendeu a lição, e foi para casa satisfeita consigo por saber como é que se faz brilhar o trabalho.

Alimentos verdes
A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Esta cor tem como representantes as folhas verdes: acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, endívia e manjericão, além de abacate, pimento verde, brócolos, feijão verde, fava, kiwi, ervilha e pepino.
Todos nós devemos comer vegetais: crus, em saladas, cozidos, em sopas... Agora, conheça os vegetais mais saudáveis do mundo!
Alface francesa - Rica em cálcio. Cerca de 230 gramas destas folhas podem conter 10% deste mineral, extremamente benéfico para os ossos. Equivale mesmo a um copo de leite, mas com menos 100% de gordura saturada. Também tem algum magnésio, um mineral que previne a osteoporose.
Couve-flor - Contém muitas vitaminas C, E, A - indispensáveis à boa visão e à saúde da pele, e do Complexo B, que, entre outras coisas, evitam problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
A couve-galega figura na lista de alimentos que ajudam a combater vários tipos de cancro.
Couve-de-bruxelas - Contém vitaminas C e A (retinol), proteínas, potássio e ferro. Entre as suas principais virtudes, deve destacar-se o fato de fortalecer os ossos e proteger a pele e as mucosas. É, por isso mesmo, um poderoso antioxidante e possui uma grande quantidade de bioflavonóides e indóis, substâncias vegetais que protegem contra diversos tipos de cancro.
Agrião - É um dos vegetais mais nutritivos, tendo também um baixo valor calórico. É uma boa fonte de vitamina A e vitamina C, importante para aumentar a resistência do organismo às infecções, e vitaminas do complexo B, responsáveis pela produção de energia. Tem também sais minerais como o ferro e o fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos no sangue.
Espinafre - Os espinafres são fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias nutrientes com propriedades antioxidantes, protegendo a vista de prováveis problemas oculares próprios do envelhecimento. Uma investigação da Tufts University, em Boston (EUA), descobriu que quem come espinafre frequentemente reduz em 48% o risco de sofrer de uma degeneração ocular.        Autor: Arilson Soares www.guiadaplastica.com.br
Bolos verdes: Ao contrário do que se possa pensar o sabor não tem a ver com os legumes que lhes dão cor
Bolo de espinafres
  • 3 ovos
  • 1 chávena e meia de chá de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou de licor de amêndoa
  • 250 g de folhas de espinafres frescas, limpas e sem os talos
  • meia chávena de chá de azeite ou óleo
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão,
  • 1 pitada de erva-doce
  • 2 chávenas de chá de farinha peneirada
  • 2 colheres de chá de fermento para bolos
Triturar as folhas de espinafre na liquidificadora até estas terem a consistência de puré. Bater muito bem os ovos com açúcar e adicionar o puré de espinafre, o azeite, o licor de amêndoa amarga, o sumo de limão e um pouco de erva doce. Depois desta mistura estar bem incorporada acrescentar a farinha peneirada e o fermento com a ajuda da colher de pau. Vai ao forno 40 minutos em forma untada e polvilhada. com farinha. Desenformar e deixar arrefecer na rede. Decorar com mousse de chocolate e amêndoa laminada ligeiramente torrada. (facultativo)
Bolo de agriões
  • 4 ovos
  • 1,5 dl de óleo
  • 100 g de folhas de agrião
  • 2 chávenas de açúcar
  • 2 chávenas de farinha de trigo
·         1 colher de sobremesa de fermento em pó
Parta os ovos, separe as gemas das claras e bata as primeiras com o óleo e as folhas de agrião no copo liquidificador. Mude o preparado para uma tigela, junte o açúcar, a farinha e o fermento e bata muito bem.
Bata as claras em castelo bem firme e envolva-as delicadamente no preparado. Deite a massa numa forma de buraco, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Leve ao forno durante cerca de 40 minutos. Decoração a gosto.
 (Recolha inspirada no “Livro das 7 Cores” de  Maria Alberta Meneres e António Torrado, após leitura critica na disciplina de Literatura Portuguesa, dirigida pela professora Luísa Antunes) Universidade Sénior de Azeitão
Ana Machete/, 7 de Junho de 2011
Consultas: WIKIPÉDIA

Sem comentários: